Chocalhos com bolinha de gude, bolinha de isopor, lacres de latinhas, tampinhas e pedrinhas |
CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O
Ministério da Educação disponibiliza para download os volumes 1, 2 e 3 do
RCN para a Educação Infantil. Acesse: HTTP://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=556
Importância dos instrumentos musicais para as crianças
Sacudir e balançar um objeto tem a mesma importância que explorar as teclas de um piano, ou seja, a produção musical das crianças se caracteriza na exploração do som e suas qualidades :
*Altura: som grave ou agudo
*Duração: som curto ou longo
*Intensidade:
tocar forte ou fraco
Ao manusear
as teclas de um piano, deixe as crianças agirem explorando os sons, não se
preocupando em “ensinar” as notas musicais ou marcar as qualidades do som.
A
construção de instrumentos musicais estimula a pesquisa, a imaginação e a
criatividade.
DECORANDO OS POTES |
REGISTRO MUSICAL
•Através
do movimento corporal.
•Representação
gráfica, onde códigos podem ser criados e interpretados pela turma.
•Gravação
das produções.
O QUE OBSERVAR PARA AVALIAR O TRABALHO
•Perceber
se as
crianças estão utilizando a música como linguagem expressiva sendo capazes de
interpretar, improvisar e compor.
•Se
ao longo do ano as crianças se interessaram em escutar diferentes gêneros e
estilos musicais.
•Se
as crianças estão conseguindo confeccionar materiais sonoros utilizando
diversos materiais.
Prof.ª Silmara Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário