PROJETO: OS
FELINOS
22 de abril de
2013
O
trabalho de projeto envolve muito diálogo e muita comunicação antes, durante e
depois do processo de execução entre todos os envolvidos no processo de ensino
e aprendizagem: crianças-professora-escola-família-comunidade.
Nessa
1ª fase, estamos decidindo o que fazer e por onde começar. Captei o interesse
das crianças pelos GATOS através das observações do dia-a-dia e através de
escuta sensível nas situações diversas, principalmente nas brincadeiras.
Durante a discussão introdutória, as
crianças perguntaram, questionaram, partilharam os saberes que já possuem sobre
o assunto:
· Eles bebem leite e comem ração;
·
O gato dá alergia nas pessoas;
·
Os gatos gostam de comer ratos;
·
Eles são muito fofinhos
·
Gostam de ficar perto da mamãe.
Durante essas conversas, questionei os saberes
já revelados pelas crianças a cerca do assunto da pesquisa. Problematizei e
instiguei a busca de novas respostas e a elaboração de outras perguntas.
Elencamos o que ainda não sabem e querem descobrir, bem como o que é dúvida
entre o grupo:
·
Como será que a mãe gato cuida do
gatinho?
·
Como se cuida de gato?
·
Os gatos comem comida igual da gente?
·
Tem roupa para gato, como tem para
cachorro?
·
Os gatos ficam doentes?
·
Os gatos dormem?
·
Os gatos são parentes das onças?
·
Por que será que o gato dá alergia nas
pessoas?
O meu papel é a manutenção do interesse
e a satisfação das crianças no trabalho realizado, oferecendo caminhos,
incentivando a curiosidade e proporcionando novos desafios. A partir do
interesse deles pelos Gatos, pensei
no PROJETO
OS FELINOS, assim estarei proporcionando novos
conhecimentos e ampliando nossa visão de mundo.
O próximo passo agora é envolver as famílias que
sempre colabora com o trabalho, nos incentiva e nos
fornece várias informações, bem como feedback dos reflexos na vida das crianças
do que estamos pesquisando e descobrindo juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário