Logo nos primeiros dias notei um
interesse do grupo sobre a vida uterina e o nascimento deles, o que já culminou
no planejamento e desenvolvimento do Projeto: EU, VOCÊ, NÓS. É essa
possibilidade de explorar o real interesse das crianças que me fascina e me faz
acreditar e trabalhar com a Pedagogia de Projetos, onde a relevância dos
assuntos é determinada pelo grupo, valorizando a participação da criança no
processo de ensino e aprendizagem, tornando cada um responsável pela elaboração
e desenvolvimento de cada projeto de trabalho, bem como o estímulo constante do
desejo da criança de aprender cada vez mais. O trabalho com projetos favorece o
envolvimento conjunto de crianças e adultos, ou seja, um compartilhar de
conhecimentos e descobertas. A criança
traz para o ambiente escolar sua história de vida e suas experiências, que ao
poder decidir, opinar, debater e construir sua autonomia, estará sendo
valorizada no seu processo de desenvolvimento, identificando-se como sujeito
que usufrui e produz cultura, exercendo plenamente a sua cidadania. Diante
disso, assumo como meu papel resgatar as experiências das crianças,
auxiliando-as na identificação e reflexão dos problemas e na concretização
dessas reflexões em ações, principalmente as que gerem uma intervenção social
passíveis de serem viabilizadas. Será através das observações, dos registros e
das reflexões dos mesmos, que os temas serão identificados, se utilizando de
cada momento do dia para captar o interesse da turma o que acontece com mais
facilidade à medida que se vai conhecendo o grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário