A criança necessita
ser vista e entendida pelo professor na sua totalidade, ou seja, a fisiologia,
o psiquismo e a vida social, pois o ser humano é um ser indivisível. Por isso é
que o cuidar e o educar se torna difícil de separar na prática
pedagógica. E como fazer para conhecer, entender, interagir e ajudar essa
criança de modo a respeitar sua totalidade e sua cultura? A observação da
organização e das interações durante atos diários e a integração com as
famílias, pode levar a compreensão dos costumes de cada criança, oferecendo ao
professor subsídios para uma interação intencional, organizada, consciente e
ativa. É por isso que procuro integrar sempre as famílias em meu trabalho e uma das formas é enviar toda sexta-feira um resumo do que fizemos na semana, uma forma da família conhecer o trabalho desenvolvido e eu conhecer um pouco de cada família, pois há um espaço para a família deixar sua opinião, suas dúvidas, elogiar ou criticar. Essa experiência está dando muito certo e percebo a cada dia a valorização do meu trabalho e da escola, resultando em uma parceria perfeita. Obrigada a todas as famílias que tanto apoiam e acreditam em meu trabalho. Estarei compartilhando com vocês esses resumos semanalmente. Inicio com o dessa semana:
RESUMO DA SEMANA DE 15
A 19 E DE 22 A 25 DE ABRIL
Nesses dias
iniciamos um novo Projeto: OS FELINOS, para atender a curiosidade das crianças
sobre os Gatos. A todo o momento elas ficavam imitando os gatinhos,
engatinhando, miando e simulando algumas ações dos gatos, principalmente com a
mãe e o pai gato. Como já expliquei para vocês o trabalho com projetos vem
atender as necessidades, curiosidades e interesse do tema demonstrado pelas
crianças. Algumas atividades foram realizadas sobre o projeto: confecção de
gatos, gatinhos e rato com as sucatas que vocês nos enviaram; pintura no rosto;
DVD do Tom e Jerry e do Barney em uma visita ao zoológico; fizemos cartazes com
o que já sabíamos sobre os gatos e o que ainda precisamos descobrir;
brincadeira dos gatos correndo atrás do rato; desenho de gatos no caderno; muita
conversa e brincadeira sobre os felinos. Já agendamos um passeio no Bosque dos
Jequitibás para o dia 08 de maio, onde teremos a companhia de um biólogo que
irá nos ensinar muitas coisas. O Projeto: EU, VOCÊ, NÓS, continuará sendo
desenvolvido, até esgotar o interesse e envolvimento das crianças pelo assunto.
Estamos trabalhando sobre composição da família de cada criança e para ilustrar
usamos os gatos de sucatas, assim eles conseguiram visualizar que as famílias
são diferentes, mas o que importa é o amor, a união e o respeito entre todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário