sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PASSEIO NO CEASA DE CAMPINAS

Fomos visitar o CEASA para vivenciar na prática um pouco da dinâmica desse lugar. Eles sempre acompanham a chegada dos alimentos na escola enviados pelo CEASA e também estamos sempre destacando que a nossa merenda vem do CEASA. 
Mas que lugar é esse? Como os alimentos ficam nesse lugar? Essas foram alguns questionamentos que nos levaram a agendar uma visita monitorada nesse espaço tão distante das crianças e ao mesmo tempo tão presente no cotidianamente delas, através da merenda escolar. Algumas fotos desse passeio que foi tão instrutivo, alegre, num clima de amizade e favorável a grandes descobertas:






Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Matemática na Educação Infantil

Licença Creative CommonsSegundo o Referencial Nacional para a Educação Infantil, a abordagem da matemática nessa etapa da Educação Básica, tem como prioridade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de "estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano contagem, relações espaciais" (MEC, 1998)

Na Educação Infantil as crianças também são letradas matematicamente e necessitam ser estimuladas a

  • aprender as funções sociais do número e a resolução de problemas, sempre relacionados ao cotidiano delas, um exemplo simples é a contagem diária das crianças que vieram e as que faltaram, jogos e brinquedos diversos, histórias:
Celular de sucata
Netbook de sucata


  • aprender sobre medidas e grandezas, um bom exemplo é a culinária;
  •  formas e espaços, não se entenda aqui como meramente nomear as figuras geométricas, mas deve estar voltada as competências espaciais da criança. Como por exemplo montagem de uma maquete da escola onde terão que utilizar diversas formas geométricas, o mapa do corpo, dobraduras desenhos e colagens;


 

  • fazer estimativas, 
  • montar tabelas,um exemplo é eleição em que as crianças participem ativamente:
  •   aprender a registrar e relacionar números e quantidades, e aproveito para postar algumas atividades em relação a este tópico, onde o número e sua quantidade foram trabalhados com elementos do nosso Projeto: Por Terra, Céu e Mar, dando sentido concreto a atividade:




Com carinho
Prof.ª Silmara Farias


    quinta-feira, 5 de setembro de 2013

    Projeto: POR TERRA, CÉU E MAR

    Carros e Motos
    Hoje fomos visitar a oficina do pai de um dos nossos amiguinhos: Gabriel Ceolin, dando continuidade ao projeto visitando as famílias.

    Elaboramos um questionário para fazermos ao Éverton (pai):
    O que você faz aqui na oficina?
    Resposta: TROCO ESCAPAMENTO QUANDO ESTÁ VELHO PARA NÃO SAIR FUMAÇA E MUITO BARULHO;

    Quais as ferramentas que você usa para consertar os carros?
    Resposta: MARTELO, CHAVE DE BOCA E ALICATE.



    Qual a profissão de quem trabalha em oficina?
    Resposta: Mecânico

    Como você conserta os carros?
    Resposta: PRIMEIRO COLOCA O CARRO NO ELEVADOR DE CARRO, LEVANTA A ALAVANCA, DEIXA O CARRO LÁ EM CIMA E TROCA O ESCAPAMENTO QUE ESTÁ FURADO, QUEBRADO E VELHO.


    Nós também montamos na moto e fizemos de conta que a gente estava acelerando, andando e pilotando a moto.



    Eles serviram um lanche bem gostoso: salgadinhos e coca-cola. Estava uma delícia!
               


    Obrigado família pelo carinho e atenção!
    Com carinho
    Prof.ª Silmara Farias

    segunda-feira, 2 de setembro de 2013

    BRINCANDO E APRENDENDO

    PASSEIO DE CHARRETE

    As brincadeiras do faz-de-conta permitem que as crianças assumam diferentes papéis sociais, tendo oportunidade de representar o mundo o qual estão explorando e descobrindo. Pensando nisso é que costumo transformar tudo o que estamos aprendendo em brincadeira, pois é uma forma das crianças vivenciarem de maneira lúdica e assim poderem dar maior significado a tudo que está ao seu redor.
    Hoje não foi diferente. Desde a semana passada, estamos aprendendo e conhecendo mais sobre o cavalo como meio de transporte, pois faz parte do desenvolvimento do Projeto: POR TERRA, CÉU E MAR. Solicitei às famílias um cabo de vassoura e juntos(eu e as crianças) fizemos um cavalo de pau para cada um, onde puderam opinar a cor do cavalo e dos seus detalhes, bem como o nome deles. O resultado ficou muito fofo:

    Com esse brinquedo simulamos um passeio de charrete, onde tinham que entregar cargas em outra fazenda, utilizando uma caixa grande de papelão e várias caixas de sapato. Foi gratificante ver como eles assimilaram tudo o que aprendemos: não colocar muito peso para não prejudicar o cavalo, tratar bem o animal, dar uma parada para comer e beber água e controlar o cavalo pelo freio (a rédea). 



    E como não podia faltar uma cavalgada e depois um merecido descanso de cavalo e cavaleiros:

    Como é bom aprender brincando!

    Com carinho
    Prof.ª Silmara Farias