FASES DO PLANEJAMENTO DE UM PROJETO:
Exemplificando através do PROJETO OS FELINOS, desenvolvido
este ano com a minha turma com crianças de 3 a 6 anos.
Levantamento de questões que irão direcionar a pesquisa
Como a pesquisa de campo prevê visitas de estudos (aulas passeios), fomos no Bosque dos Jequitibás:
Prevê também entrevistas, experiências, vivências concretas, simulações etc. As múltiplas linguagens (desenho, pintura, escrita, construção com sucata, modelagem, música, dramatização e o brincar) são impulsionadores para que as crianças possam criar a partir de seus conhecimentos e construir novos conhecimentos, aprendendo verdadeiramente. Alguns registros:
RESUMO DA SEMANA DE 15
A 19 E DE 22 A 25 DE ABRIL
Nesses dias
iniciamos um novo Projeto: OS FELINOS, para atender a curiosidade das crianças
sobre os Gatos. A todo o momento elas ficavam imitando os gatinhos,
engatinhando, miando e simulando algumas ações dos gatos, principalmente com a
mãe e o pai gato. Como já expliquei para vocês o trabalho com projetos vem
atender as necessidades, curiosidades e interesse do tema demonstrado pelas
crianças. Algumas atividades foram realizadas sobre o projeto: confecção de
gatos, gatinhos e rato com as sucatas que vocês nos enviaram; pintura no rosto;
DVD do Tom e Jerry e do Barney em uma visita ao zoológico; fizemos cartazes com
o que já sabíamos sobre os gatos e o que ainda precisamos descobrir;
brincadeira dos gatos correndo atrás do rato; desenho de gatos no caderno muita
conversa e brincadeira sobre os felinos. Já agendamos um passeio no Bosque dos
Jequitibás para o dia 08 de maio, onde teremos a companhia de um biólogo que
irá nos ensinar muitas coisas. Estamos trabalhando sobre composição da família de cada criança e para ilustrar
usamos os gatos de sucatas, assim eles conseguiram visualizar que as famílias
são diferentes, mas o que importa é o amor, a união e o respeito entre todos.
CONTINUA...
Com carinho
Prof.ª Silmara Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário