Continuação do texto postado em 11/07/2013
Retomando:
1ª fase: planejamento e início: quando os saberes são socializados e direcionamento da pesquisa.
2ª fase:desenvolvimento da pesquisa de campo: utilização das diferentes linguagens e atividades para aprimorar e ampliar o conhecimento. Realização de aula-passeio, exposições, envolvimento com as famílias, diversas formas de registro e documentação do trabalho (fotografias, filmagens, portfólios...)
E agora o 3ª fase: consolidação e avaliação do projeto: Para avaliar o projeto é necessário uma assembleia das crianças mediada pelo professor, onde se avalia o projeto e inicia-se novos planos.
ASSEMBLEIA COM AS CRIANÇAS em
04/06/2013
Hoje nós
fizemos uma assembleia com as crianças para avaliar o nosso Projeto OS FELINOS.
Li para eles os cartazes do que sabíamos e do ainda precisávamos aprender, e
iniciamos a nossa conversa, onde cada um pode socializar com o grupo o que
tinha aprendido até agora:
LEONARDO: “ precisa levar os gatos no veterinário
para não ficar doentes”
“o
leão tem juba para se defender e não se machucar no pescoço na hora da briga”.
GABRIEL C.: “a onça-preta e o leão são gatos
ferozes”.
CLARA: “no passeio do Bosque eu aprendi
que a onça-preta é um gato feroz”.
“os gatos bebem leite, comem
ração, podem morar dentro de casa e nascem da barriga da mamãe”.
GABRIEL D. “ o leão e todos os felinos são
carnívoros, eles comem muita carne!”
“o leão vive na África e
as onças no Brasil”.
MAYCON: “ os gatos mamam na mamãe e comem
ração de gatos, não de cachorros”.
KAIKE: “as onças gostam de brincar uma com
as outras e o leão come carne”.
Após esses
relatos perguntei para eles se gostariam de continuar com esse projeto, se eles
tinham mais alguma duvida sobre os felinos, ou se eles queriam começar outro
projeto. Perguntei um por um e foram unânimes em concordarem que conseguimos
descobrir e entender as nossas dúvidas sobre os felinos e que é o momento de
iniciarmos outro projeto. Ainda não surgiu nenhum interesse específico do
grupo, mas combinamos que como amanhã iremos passear no Sítio São José, quem
sabe surgirá algum projeto bem legal.
Como
registro dos saberes adquiridos e compartilhados, realizaram desenho no caderno
individual.
É importante saber que não se faz necessário sair de um projeto e logo entrar em outro. O que é essencial é o olhar atento do professor para perceber o interesse do grupo.
Com carinho
Prof.ª Silmara Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário