PEDAGOGIA DE PROJETOS - CRIANÇA
Hoje, a compreensão
que se tem de criança é a de um ser histórico e culturalmente contextualizado,
cuja diversidade, seja biológica, cultural ou cognitiva, precisa ser considerada
e respeitada. Um sujeito com identidade própria em processo de desenvolvimento
em todas as dimensões humanas: afetiva, social, cognitiva, psicológica, motora,
lúdica ou expressiva. É entendida no aqui e agora, sendo respeitadas as
especificidades de cada idade, com características próprias, a quem se devem
oferecer possibilidades de construção da identidade através das interações
sociais que se concretizam no meio em que está inserida.
Na escola essas
interações são intermediadas e oportunizadas pelo professor, por meio da
relação e dos vínculos estabelecidos com a criança, através das experiências vividas
cotidianamente, experiências essas que influenciarão na expansão do universo da
criança. O trabalho com a Pedagogia de Projetos me ajuda a concretizar a cada
dia, o respeito e a valorização da criança e o seu universo, tornando cada momento um compartilhar de conhecimentos e descobertas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário