PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
•Exploração
de materiais e escuta de obras musicais, distinção entre som e silêncio;
•Oferecer
um universo musical rico incluindo uma variedade de gêneros, estilos e ritmos
regionais, nacionais e internacionais;
•Exploração
dos sons do corpo, vocais e dos instrumentos musicais;
•Repertório
de canções para desenvolver memória musical;
•Sempre
que for explorar uma música ou um som (animais, objetos...), o mesmo deve estar
contextualizado, pois caso contrário a utilização dos conteúdos musicais serão
utilizados de modo inadequado e sem sentido;
•Criações
de canções utilizando rimas partindo dos nomes das crianças, frutas...;
•Sonorização
de histórias, principalmente com livros só com imagem;
•Confecção
de brinquedos sonoros utilizando diversos materiais (uma banda de sucata);
•Vivenciar
manifestações musicais de caráter folclórico, do seu grupo cultural, de outras
culturas e épocas;
•Rádio
novela;
•Estátua.
(silêncio – som)
• É
aconselhável trabalhar especificamente com música 2 ou 3 vezes por semana,
sendo a duração de 20 a 30 minutos.
Com carinho
Silmara Farias
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