PRESENÇA DA MÚSICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
FORMAÇÃO
A maioria dos professores
de educação infantil não tem uma formação específica em música, por isso o
trabalho pessoal deve ser contínuo, se sensibilizando, reconhecendo a música
como linguagem, entendendo e respeitando a expressão musical das crianças em
cada fase, estimulando sempre sua capacidade expressiva.
O professor deve procurar estar atento ao que
cantam e dizem as crianças, o que toca nas rádios, tema de filmes, repertório
musical das famílias, bem como as suas próprias lembranças de canções
significativas para que seu trabalho seja com e para as crianças. Consciente do
seu papel o professor deve incentivar bons hábitos, como respirar
tranquilamente, manter-se relaxado e com boa postura e não forçar a voz.
Sempre que formos realizar uma atividade
com música é importante sermos guiados por essas perguntas:
•
Essa atividade respeita o modo de perceber, sentir e pensar das crianças?
•
Contribui para a construção do conhecimento de modo significativo?
Se as respostas forem afirmativas, a música
terá seu objetivo atingido, ou seja, tratada como linguagem e forma de
conhecimento.
AGUARDEM MAIS POSTAGENS SOBRE ESSE ASSUNTO.
ESPERO ESTAR CONTRIBUINDO DE ALGUMA FORMA!
ABRAÇOS
ABRAÇOS
SILMARA FARIAS
Olá Silmara,
ResponderExcluirAdorei seu blog ! parabéns !
miriam veiga
Obrigada,Mirian!!!
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