Nessa semana me dediquei a pensar e planejar a reunião de pais, que aqui na Prefeitura de Campinas chamamos de Reunião de Famílias e Educadores. Penso sempre em transformar esse momento em um
encontro, onde cada um pode participar ativamente e compreender melhor a
criança e seu desenvolvimento, a escola e sua proposta pedagógica e a família e
suas vivências.
Fazer desses encontros um momento de formação e de reflexão junto e com as famílias sempre foi o meu maior objetivo e desafio, perseguido e construído a cada encontro. Gosto de poder partilhar e
compartilhar com as famílias um pouco da minha experiência de vida e estar aberta ao que eles também
querem partilhar e compartilhar, fortalecendo cada vez mais nossa parceria.
Acredito que algumas
práticas necessitam ser combinadas, discutidas e praticadas diariamente e em
momentos planejados com as crianças e seus familiares. Todos estando cientes,
integrados, envolvidos e ouvidos, podem se sentir responsáveis e corresponsáveis,
dando autenticidade, sentido e significado para tais práticas.
Pretendo nesse encontro, que
acontecerá amanhã dia 24 de maio de 2013, discutirmos a questão do sapato adequado. A escola orienta as famílias para que as crianças
venham para a escola com sapato seguro e confortável. Mas como cada família
compreende essa orientação? Será que o que é confortável e seguro para mim é para você? Venho
percebendo vários sapatos que ao invés de dar segurança, estão favorecendo
alguns acidentes, será que as famílias estão percebendo isso? É a
criança ou o adulto que escolhe o sapato? Quais são os critérios? Essa discussão
se faz urgente e depois deixo registrado aqui o que iremos discutir e combinar.
Esse é o planejamento e a organização desse encontro:
·
Café
da manhã coletivo
Conversa com o diretor da escola para que ele possa compartilhar com as famílias as funções de seu cargo, já que isso é um desejo delas manifestado em entrevistas individuais
Conversa com o diretor da escola para que ele possa compartilhar com as famílias as funções de seu cargo, já que isso é um desejo delas manifestado em entrevistas individuais
·
Sessão
cineminha com as fotos tiradas até hoje na escola
·
Desenvolvimento
dos Projetos da sala
·
Acompanhamento
da vivência da criança na escola
·
Exposição
de atividades das crianças (quadros feitos em papelão)
·
Estudos
do Meio (passeios) que serão realizados durante o ano e o passeio do final de
ano
·
Atividade
especial com as famílias: pintura de quadros feitos de papelão para presentear as crianças
·
Avisos
importantes
·
Conversa
individual com as famílias, se necessário.
ABRAÇOS
SILMARA FARIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário