A pedagogia sócio-interacionista
concebe o professor como o mediador no processo de ensino e aprendizagem, é e
nessa perspectiva que assumo meu papel como professor de educação infantil,
concretizando essa mediação através da observação, reflexão, planejamento,
avaliação, ouvindo atentamente meus pares e as crianças, me responsabilizando
pelo processo educativo, coerente com uma prática pedagógica intencional,
relevante e pertinente. Conhecer a criança e suas necessidades é ponto
fundamental para que eu possa ter uma prática educativa voltada ao
desenvolvimento da criança em sua complexidade e totalidade. A criança é um
sujeito que precisa ser cuidada e assistida em suas necessidades no aqui e
agora, e ao mesmo tempo é um sujeito que está em processo de crescimento e de
desenvolvimento. Sei que enquanto professora de Educação Infantil atuo
diretamente nesse período na vida da criança, o que torna ainda maior a minha
responsabilidade com esse indivíduo, buscando proporcionar experiências
significativas no seu processo de aprendizagem.
Procuro elaborar meu
planejamento educativo assumindo um processo de reflexão, pois planejar é uma
atitude que envolve todas as ações e situações no cotidiano pedagógico. Pensar
em cada momento de cada dia, oferecendo situações de desafio, proporcionando a
busca de novos conhecimentos, propiciando a troca de saberes entre os pares, é
prática que necessita uma constante organização e planejamento, afim de não
cair no improviso e no espontaneísmo. Conhecer o grupo e preocupar com a faixa
etária atendida é essencial para que o percurso da aprendizagem e a construção
de sentidos aconteçam significativamente. Na roda da conversa, as crianças são
convidadas a partilhar seus saberes, compartilhar seus desejos e acontecimentos
pessoais e familiares, expor suas dúvidas, curiosidades e fantasias. Essas
manifestações indicam de modo geral, o ponto de partida para o nosso trabalho,
isso é, partindo do concreto, do real, alcançamos o “novo”, apalpamos o que era
desconhecido e conhecimentos vão sendo construídos e desvelados juntos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário