terça-feira, 7 de maio de 2013

O CUIDAR E O EDUCAR

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O cuidar e o educar são indissociáveis, ao mesmo tempo em que se cuida se educa, se preocupa com o bem-estar de cada um, se repassa intencionalmente hábitos de uma cultura, essenciais para a própria saúde e a do grupo em que está inserido. Essa relação do cuidar e do educar requer do professor uma atenção maior e uma disposição para suas ações nessas duas realidades. Planejar um dia com os pequenos é muito mais que pensar apenas nos aspectos cognitivos e organizar atividades que envolva papéis, tintas e tantos outros materiais. É pensar também no ambiente que irá acolher essa criança, preocupando-se com a segurança física, para que ela possa explorar o ambiente com liberdade sem o risco eminente de acidentes e obstáculos que possa dificultar ou impedir o seu pleno desenvolvimento. Cuidar e ensinar o cuidado de si exige uma grande preocupação entre garantir a segurança das crianças e ao mesmo tempo incentivá-las na exploração dos espaços e brincadeiras. Para isso algumas práticas necessitam ser combinadas, discutidas e praticadas diariamente e em momentos planejados com as crianças e seus familiares. Todos estando cientes, integrados, envolvidos e ouvidos, podem se sentir responsáveis e co-responsáveis, dando autenticidade, sentido e significado para tais práticas.

sábado, 4 de maio de 2013

PLANEJAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA


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A pedagogia sócio-interacionista concebe o professor como o mediador no processo de ensino e aprendizagem, é e nessa perspectiva que assumo meu papel como professor de educação infantil, concretizando essa mediação através da observação, reflexão, planejamento, avaliação, ouvindo atentamente meus pares e as crianças, me responsabilizando pelo processo educativo, coerente com uma prática pedagógica intencional, relevante e pertinente. Conhecer a criança e suas necessidades é ponto fundamental para que eu possa ter uma prática educativa voltada ao desenvolvimento da criança em sua complexidade e totalidade. A criança é um sujeito que precisa ser cuidada e assistida em suas necessidades no aqui e agora, e ao mesmo tempo é um sujeito que está em processo de crescimento e de desenvolvimento. Sei que enquanto professora de Educação Infantil atuo diretamente nesse período na vida da criança, o que torna ainda maior a minha responsabilidade com esse indivíduo, buscando proporcionar experiências significativas no seu processo de aprendizagem.
Procuro elaborar meu planejamento educativo assumindo um processo de reflexão, pois planejar é uma atitude que envolve todas as ações e situações no cotidiano pedagógico. Pensar em cada momento de cada dia, oferecendo situações de desafio, proporcionando a busca de novos conhecimentos, propiciando a troca de saberes entre os pares, é prática que necessita uma constante organização e planejamento, afim de não cair no improviso e no espontaneísmo. Conhecer o grupo e preocupar com a faixa etária atendida é essencial para que o percurso da aprendizagem e a construção de sentidos aconteçam significativamente. Na roda da conversa, as crianças são convidadas a partilhar seus saberes, compartilhar seus desejos e acontecimentos pessoais e familiares, expor suas dúvidas, curiosidades e fantasias. Essas manifestações indicam de modo geral, o ponto de partida para o nosso trabalho, isso é, partindo do concreto, do real, alcançamos o “novo”, apalpamos o que era desconhecido e conhecimentos vão sendo construídos e desvelados juntos.

CELULAR DE SUCATA

 Domingo fui na sorveteria com a minha filha. Quando fui jogar os potinhos me deu uma dor no coração e acabei pegando de volta os meus potes e mais uns 30 que estavam no lixo. Imaginem a cena!
Potes em mãos e logo comecei a imaginar no que poderia se transformar aquele material de isopor.
Levei para as crianças e elas explorando o material deram a ideia de se fazer um celular de gatinho, e mãos à obra!
Materiais utilizados:

  • 2 potinhos de isopor
  • canetas permanentes
  • elástico                                  
  VER AS CRIANÇAS BRINCANDO É A MINHA MAIOR ALEGRIA!


BRINCADEIRA DE CRIANÇA


    As crianças gostam muito de brincar com os retalhos que as famílias enviaram e com os “cacarecos” que eu trouxe da minha casa, assumindo diferentes papéis sociais. Hoje a C., a A e. a M. criaram vários modelos e ficaram o tempo todo com os retalhos envoltos ao corpo: frequentaram o “restaurante” (o refeitório) na hora do lanche, foram “trabalhar” na hora do parque e cuidar dos filhos na hora da higiene pessoal. No faz-de-conta a criança age como se estivesse no mundo dos adultos, realizando ações que ela ainda não pode desempenhar. Daí a importância de bons exemplos na vida de uma criança, para que ela possa ter sempre boas referências. Na brincadeira a criança concretiza a investigação e a construção de conhecimentos sobre si mesma, sobre o outro e sobre o mundo. Nesses momentos surgem vários assuntos sobre diferentes situações e as crianças estão mais abertas e acabam se expondo mais, cabendo a mim, enquanto professora/mediadora estar sempre sensível e disposta a perceber os diferentes dizeres, saberes e manifestações das crianças.
                                   TODA CRIANÇA TEM O DIREITO DE BRINCAR!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PASSEIO CULTURAL



Hoje fui conhecer um lugar muito legal com a minha família! O lugar é Vila Antiga que fica em Campinas, no Jardim Miriam, ao lado do Alphaville. O lugar possibilita um passeio pela história através de vários ambientes. Tem um observatório e um belo restaurante! Confiram, vale a pena conhecer! acessem o site www.vilaantiga.org.br

Quadro dos teóricos da Educação