segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROJETO: OS FELINOS

Licença Creative Commons
PROJETO: OS FELINOS
22 de abril de 2013
O trabalho de projeto envolve muito diálogo e muita comunicação antes, durante e depois do processo de execução entre todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: crianças-professora-escola-família-comunidade.
Nessa 1ª fase, estamos decidindo o que fazer e por onde começar. Captei o interesse das crianças pelos GATOS através das observações do dia-a-dia e através de escuta sensível nas situações diversas, principalmente nas brincadeiras. Durante a discussão introdutória, as crianças perguntaram, questionaram, partilharam os saberes que já possuem sobre o assunto:
·         Eles bebem leite e comem ração;
·        O gato dá alergia nas pessoas;
·        Os gatos gostam de comer ratos;
·        Eles são muito fofinhos
·        Gostam de ficar perto da mamãe.

 Durante essas conversas, questionei os saberes já revelados pelas crianças a cerca do assunto da pesquisa. Problematizei e instiguei a busca de novas respostas e a elaboração de outras perguntas. Elencamos o que ainda não sabem e querem descobrir, bem como o que é dúvida entre o grupo:
·        Como será que a mãe gato cuida do gatinho?
·        Como se cuida de gato?
·        Os gatos comem comida igual da gente?
·        Tem roupa para gato, como tem para cachorro?
·        Os gatos ficam doentes?
·        Os gatos dormem?
·        Os gatos são parentes das onças?
·        Por que será que o gato dá alergia nas pessoas?

        O meu papel é a manutenção do interesse e a satisfação das crianças no trabalho realizado, oferecendo caminhos, incentivando a curiosidade e proporcionando novos desafios. A partir do interesse deles pelos Gatos, pensei no PROJETO OS FELINOS, assim estarei proporcionando novos conhecimentos e ampliando nossa visão de mundo.

O próximo passo agora é envolver as famílias que sempre colabora com o trabalho, nos incentiva e nos fornece várias informações, bem como feedback dos reflexos na vida das crianças do que estamos pesquisando e descobrindo juntos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário