domingo, 9 de junho de 2013

INSTRUMENTOS MUSICAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 Chocalhos com bolinha de gude, bolinha de isopor, lacres de latinhas,
 tampinhas e pedrinhas
Licença Creative Commons   
   

CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
    O Ministério da Educação disponibiliza para download os volumes 1, 2 e 3 do RCN  para a Educação Infantil. Acesse: HTTP://portal.mec.gov.br/seb/index.php?option=content&task=view&id=556




 Importância dos instrumentos musicais para as crianças

Sacudir e balançar um objeto tem a mesma importância que explorar as teclas de um piano, ou seja, a produção musical das crianças se caracteriza na exploração do som e suas qualidades :
*Altura: som grave ou agudo        
*Duração: som curto ou longo
*Intensidade: tocar forte ou fraco
   Ao manusear as teclas de um piano, deixe as crianças agirem explorando os sons, não se preocupando em “ensinar” as notas musicais ou marcar as qualidades do som.                    
     A construção de instrumentos musicais estimula a pesquisa, a imaginação e a criatividade.
DECORANDO OS POTES


SEPARANDO OS MATERIAIS
Construindo instrumentos:
Reservar um momento da rotina para essa oficina
Seleção de materiais que fiquem de fácil acesso, tendo a preocupação com a limpeza e as condições das sucatas e reciclados. Sugestão de materiais: caixas de papelão de diferentes tamanhos, tubos de papelão e de conduítes, retalhos de madeira e tecido, grãos, pedrinhas, sementes, elásticos, bexigas, plásticos, embalagens, fita crepe e adesiva, cola, etc.
Usar o produto final para fazer música e não apenas uma atividade de arte.
REGISTRO MUSICAL
Através do movimento corporal.
Representação gráfica, onde códigos podem ser criados e interpretados pela turma.
Gravação das produções. 
O QUE OBSERVAR PARA AVALIAR O TRABALHO
Perceber se as crianças estão utilizando a música como linguagem expressiva sendo capazes de interpretar, improvisar e compor.
Se ao longo do ano as crianças se interessaram em escutar diferentes gêneros e estilos musicais.
Se as crianças estão conseguindo confeccionar materiais sonoros utilizando diversos materiais.


Prof.ª Silmara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário