segunda-feira, 3 de junho de 2013

LINGUAGEM MUSICAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Licença Creative CommonsPRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO

REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

   A música é a linguagem que expressa e comunica sensações, sentimentos e pensamentos, através do som e do silêncio. Como a música faz parte de nossas vidas desde muito cedo, podemos preservar seu caráter ritual, onde a intuição, o conhecimento prévio e a transmissão oral se misturam, resultando como ponto de partida para o processo de musicalização. 
     A música mantém contato estreito e direto com as demais linguagens expressivas, portanto deve estar integrada ao contexto educacional, sendo possível realizar projetos integrados. Essa realidade ainda é um desafio no contexto educacional, devido a formação inicial e continuada dos professores.
                   Mas qual a importância da linguagem musical 
                                            na Educação Infantil?

Importância da linguagem musical: desenvolve a expressão, o equilíbrio, a auto-estima e o autoconhecimento, além de poderoso meio de inclusão e integração social.  Trabalhar com a linguagem musical na educação infantil é valorizar a cultura e a história da humanidade, um motivo que justifica por si só a música na educação. 
Esse documento teve como fundamentação os estudos do educador Keith Swanwick, do pedagogo Françóis Delalande, Marilyn  Zimmerman e Howard Gardner.

Realizei com a minha turma uma pesquisa sobre o nosso crescimento e em especial sobre o crescimento dos pés. Surgiu a ideia de montar um CD com as músicas relacionadas ao projeto. Pesquisamos e escolhemos essas músicas: uma diversidade de gêneros musicais. Estamos visualizando os clipes dessas músicas o que vem ajudando bastante na memorização interpretação das mesmas. Cada criança recebeu um CD com as letras das músicas para partilhar e compartilhar com a família, um modo de integrar a família ao trabalho desenvolvido na escola.

Músicas do Projeto EU, VOCÊ, NÓS
1-De umbigo a umbiguinho (Toquinho)
2-Na ponta dos pés (H-5)
3- Sou robô (H-5)
4- O que vou ser quando crescer?(Mara Maravilha)
5-Meu pé meu querido pé (RÁ TIM BUM)
6-O sapo não lava o pé (Galinha Pintadinha)
7- Pé com Pé (Palavra Cantada)
8- Pererê (Tempo de Brincar)
9- Ai bota aqui o seu pezinho (Inezita Barroso)
10- Pezinho de limão
11- Comer para poder crescer (Eliana)

Modelo da capa para o CD:

Depois as crianças desenham na capa e se quiser pode colocar contact para melhor acabamento e resistência. 

Prof.ª Silmara Farias



Nenhum comentário:

Postar um comentário