sexta-feira, 19 de abril de 2013

PEDAGOGIA DE PROJETOS

Licença Creative Commons
Logo nos primeiros dias notei um interesse do grupo sobre a vida uterina e o nascimento deles, o que já culminou no planejamento e desenvolvimento do Projeto: EU, VOCÊ, NÓS. É essa possibilidade de explorar o real interesse das crianças que me fascina e me faz acreditar e trabalhar com a Pedagogia de Projetos, onde a relevância dos assuntos é determinada pelo grupo, valorizando a participação da criança no processo de ensino e aprendizagem, tornando cada um responsável pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho, bem como o estímulo constante do desejo da criança de aprender cada vez mais. O trabalho com projetos favorece o envolvimento conjunto de crianças e adultos, ou seja, um compartilhar de conhecimentos e descobertas.  A criança traz para o ambiente escolar sua história de vida e suas experiências, que ao poder decidir, opinar, debater e construir sua autonomia, estará sendo valorizada no seu processo de desenvolvimento, identificando-se como sujeito que usufrui e produz cultura, exercendo plenamente a sua cidadania. Diante disso, assumo como meu papel resgatar as experiências das crianças, auxiliando-as na identificação e reflexão dos problemas e na concretização dessas reflexões em ações, principalmente as que gerem uma intervenção social passíveis de serem viabilizadas. Será através das observações, dos registros e das reflexões dos mesmos, que os temas serão identificados, se utilizando de cada momento do dia para captar o interesse da turma o que acontece com mais facilidade à medida que se vai conhecendo o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário