quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sugestão de livro para o período de adaptação


QUE BOM ESTAR AQUI PARA COMPARTILHAR COM VOCÊS MAIS UM ANO DE TRABALHO.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO/ 2014

       Hoje iniciei mais uma ano letivo, com uma turma de criança de 3 a 5 anos. Recebi as crianças com muita alegria e com desejo de que cada dia desse ano seja significativo, prazeroso e de muitas descobertas e novos conhecimentos. Como é bom olhar para cada um e sentir que tanta coisa está por vir... Está por acontecer... Quantos momentos especiais serão proporcionados e vivenciados por todos... Enfim um dia cheio de expectativas!
        
       Utilizei um livro para iniciar a roda da conversa, uma roda em que cada um falava um pouco de si. O livro foi um bom recurso para esse momento. Vale a pena explorá-lo para momentos de apresentações e de conversas envolvendo identidade.


  O grupo não estava completo hoje, mas os que vieram puderam conhecer a escola, pois recebi muitos alunos novos. Visitamos cada canto da escola, aproveitando para escutar um pouco do que iam observando dos espaços e suas expectativas em relação à escola. Depois brincamos no parque e com os brinquedos da caixa de "cacarecos". As crianças conversaram e brincaram umas com as outras, demonstrando facilidade em estabelecerem novos vínculos de amizade.
   
    Estou muito feliz!!!
Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

C.N.H MIRIM

        Após termos trabalhado vários aspectos sobre os meios de transportes, não poderia ter terminado melhor o nosso PROJETO: POR TERRA, CÉU E MAR. Realizamos uma atividade em que todos iam passando pelas placas de trânsito com um patinete e tinham que ir falando o significado de cada uma. Foi um momento de troca de conhecimento, de socialização dos saberes e de muita alegria, onde todos torceram por todos. Algumas crianças não conseguiram no primeiro dia, mas todos foram respeitados e novas oportunidades foram dadas até que todas pudessem completar o circuito, demonstrando conhecimento sobre o assunto, pois estariam recebendo uma "certificação" de protetor da vida no transito.
Algumas fotos dessa atividade:



Placas utilizadas na atividade


Essa é C.N.H Mirim

Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O USO DA CADEIRINHA DE CARRO

Compartilhando com as famílias os saberes da turma

       Após ter recebido a pesquisa das famílias, ficou claro que a maioria não tinha conhecimento da lei que regulamenta sobre o uso da cadeirinha. Partimos para a ação: fizemos pesquisa na internet, vimos vários videos sobre o assunto e conversamos bastante na roda da conversa, procurando favorecer a troca dos saberes entre o grupo. As crianças relataram que as famílias não usam cadeirinha e quando elas falam, os adultos "não obedecem".
             Partimos então para a ação concreta: elaborar um cartaz informativo e enviar para as famílias. Passamos contact para poder ser muito manuseado por todos e ser consultado sempre que necessário.
              Ficou assim:

O uso da cadeirinha de carro agora é obrigatório no Brasil. De acordo com a OMS o uso correto da cadeirinha pode diminuir em 70% as chances de morte da criança em um acidente de trânsito grave.
O corpo das crianças é frágil, e as cadeirinhas são projetadas para segurá-las nos pontos mais resistentes do organismo, de modo a causar o mínimo de ferimentos internos. Por isso, usar cadeirinha de carro para crianças deve ser um procedimento automático, como usar o cinto de segurança é para os adultos.
Existem três tipos principais de poltronas para crianças. Mais que a idade, o que interessa é o peso e a altura do seu filho. 
 A legislação brasileira afirma que esse tipo de cadeira é obrigatório para crianças de até 7 anos e meio, mas o ideal é que ela seja usada até a criança ter 1,45 m de altura. A partir daí ela pode passar a utilizar o cinto normal do banco, sem assento.
Instalar a cadeirinha do carro não é tarefa fácil. É preciso passar o cinto de segurança do veículo pelos locais indicados no manual de instrução do assento e apertar bem, até que a cadeira praticamente não se mexa.  O melhor lugar para a instalação da cadeirinha (de quem tem um filho só) é no assento do meio do banco traseiro, para diminuir o risco de um impacto no caso de acidentes.
Não adianta ter a cadeirinha e não prender seu filho direito. O cinto da cadeirinha precisa ser colocado de forma que apenas um dedo caiba entre o cinto e o corpo da criança, ou seja, o cinto precisa ficar justo.

Leia a resolução na íntegra: 
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_277.pdf
              

Respeitar as Leis de Trânsito é amar a vida, é demonstrar através dos cuidados com nossas crianças que a amamos e a protegemos.
Não deixe que a preguiça, a ignorância e a pressa  ocupem o lugar do amor, do cuidado, da proteção e da VIDA.

AMEM A VIDA! CUIDE COM RESPONSABILIDADE DA VIDA DAS CRIANÇAS!

Com carinho 
Prof.ª Silmara Farias

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS

Licença Creative CommonsTer a família integrada ao trabalho que está sendo desenvolvido com o projeto da turma, é um dos meus objetivos enquanto professora, buscando a participação efetiva e o envolvimento da família com a escola, pois acredito que quando escola e família caminham juntas, a criança sempre ganha. Ganha valorização, estímulo, conhecimento, confiança, respeito e amor. A criança traz para o ambiente escolar sua história de vida e suas experiências, que ao poder decidir, opinar, debater e construir sua autonomia, estará sendo valorizada no seu processo de desenvolvimento, identificando-se como sujeito que usufrui e produz cultura, exercendo plenamente a sua cidadania.
Partindo do pressuposto que o trabalho com Projetos parte de uma problemática, de um desafio, de uma dúvida, elaborei essa pesquisa com as famílias, após perceber que as crianças relatavam graves imprudências realizadas pelas famílias.  O meu objetivo é descobrir um pouco do conhecimento das famílias sobre as Leis de Trânsito e assim poder dar continuidade ao Projeto: POR TERRA, CÉU E MAR de modo a colaborar, através do resgate das experiências das crianças e seus familiares, na identificação e reflexão dos problemas, reflexão que deve proporcionar uma intervenção social.
Agora com as pesquisas respondidas, iremos planejar e organizar nova etapa para nosso projeto:











Com carinho
Prof.ª Silmara Farias