segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Matemática na Educação Infantil

Licença Creative CommonsSegundo o Referencial Nacional para a Educação Infantil, a abordagem da matemática nessa etapa da Educação Básica, tem como prioridade proporcionar oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de "estabelecer aproximação a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano contagem, relações espaciais" (MEC, 1998)

Na Educação Infantil as crianças também são letradas matematicamente e necessitam ser estimuladas a

  • aprender as funções sociais do número e a resolução de problemas, sempre relacionados ao cotidiano delas, um exemplo simples é a contagem diária das crianças que vieram e as que faltaram, jogos e brinquedos diversos, histórias:
Celular de sucata
Netbook de sucata


  • aprender sobre medidas e grandezas, um bom exemplo é a culinária;
  •  formas e espaços, não se entenda aqui como meramente nomear as figuras geométricas, mas deve estar voltada as competências espaciais da criança. Como por exemplo montagem de uma maquete da escola onde terão que utilizar diversas formas geométricas, o mapa do corpo, dobraduras desenhos e colagens;


 

  • fazer estimativas, 
  • montar tabelas,um exemplo é eleição em que as crianças participem ativamente:
  •   aprender a registrar e relacionar números e quantidades, e aproveito para postar algumas atividades em relação a este tópico, onde o número e sua quantidade foram trabalhados com elementos do nosso Projeto: Por Terra, Céu e Mar, dando sentido concreto a atividade:




Com carinho
Prof.ª Silmara Farias


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Postar um comentário