quinta-feira, 16 de maio de 2013

VISITA ESPECIAL



       
E lá vamos nós para mais um passeio!
Local: casa da profª Silmara




  As crianças sempre me perguntam como é e onde é a minha casa. Pensando em estreitar ainda mais a nossa relação de amizade, eu e as crianças planejamos um passeio em minha casa e durante o ano iremos visitar as casas das crianças, pois é um desejo grande delas, manifestado desde o começo do ano. Acredito que levar a escola até a família e trazer a família até a escola, só tem a colaborar para uma parceria efetiva, tendo como principal foco a criança. Envolver as famílias de modo que se sintam parte da escola, respeitando e valorizando sua cultura só irá contribuir para um trabalhado integrado e eficaz com as crianças, pois só assim família e toda comunidade escolar poderá compreender e vivenciar que a escola é um espaço democrático. O passeio foi maravilhoso, inesquecível para todos! 
Algumas fotos dessa visita:

PARADA PARA UM LANCHE RÁPIDO!

TEVE MUITA BRINCADEIRA!
 AS CRIANÇAS  SE SENTIRAM EM CASA!



terça-feira, 14 de maio de 2013

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


  
Licença Creative Commons
  Tanto a observação quanto o registro devem estar a serviço da identificação dos elementos que interferem nas relações de ensino/aprendizagem. O educador precisa estar atento àqueles indícios que têm significado para o contexto do seu trabalho. Não é tarefa fácil, por isso é importante que se tenha a clareza de que supõe um exercício diário de olhar para além do que se vê, de desvelar o significado escondido, muitas vezes, numa expressão de espanto, no silêncio, no gesto, no choro, na fala, no sono, nos cuidados, no corpo. Também supõe um exercício contínuo de dedicação, feito por um professor pesquisador, reflexivo, comprometido com a educação.  
    Mas o que deve ser avaliado? Quando? Como avaliar? Que instrumentos e procedimentos se devem utilizar? Para que e para quem avaliar? São perguntas desafiadoras que impulsionarão o professor a uma reflexão, seguida de ações, umas que irão dar certo outras nem tanto, dependendo da realidade pertencente.  Tomando como base As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, no artigo décimo, fica claro que o sentido da avaliação no contexto da Educação Infantil é a investigação e não o julgamento, a qual deve, segundo o documento, ser socializada com as famílias. De acordo com o meu contexto de trabalho,  busco estar coerente com essas orientações, valorizando na criança o seu conhecimento, sua cultura, suas habilidades, as interações que estabelece e suas diferentes formas de expressar-se, evitando assim a padronização.

Compartilho agora com vocês um pouco da minha maneira de registrar:

"...A turma vem se mostrando interessada, participativa, questionadora e muito curiosa, e as coisas estão fluindo e rendendo muitas descobertas e conhecimento. Percebo que nas brincadeiras do faz-de-conta tudo que conversamos e aprendemos se concretiza nesses momentos, principalmente quando brincam de filhinho. As famílias continuam participando sempre que solicitadas..." ( 19 de março de 2013)



segunda-feira, 13 de maio de 2013

BOSQUE DOS JEQUITIBÁS



Lá tivemos a oportunidade de ver vários animais, tirar algumas de nossas dúvidas com os monitores que nos acompanharam, além de estarmos juntos com pessoas que amamos para partilhar e compartilhar conhecimentos, alegrias e estreitar ainda mais os laços de nossa amizade.

As crianças gostaram muito, principalmente dos felinos, pois esses animais sempre encantam as crianças e despertam muitas curiosidades, além de ser o tema do nosso projeto. Outro espaço do bosque que causou muitos comentários foi o Museu da História Natural, um espaço com diversos ambientes, simulando alguns habitats. Vale a pena conferir!


O Bosque de Campinas ainda precisa melhorar muito, faltam animais nos recintos, término de reformas, trazer animais diferentes e pensar em melhorar a visualização das crianças pequenas que, aliás, são as que mais apreciam e se encantam com os bichos. Fica a dica! 
Campinas merece um Bosque revitalizado!

sexta-feira, 10 de maio de 2013

LEMBRANÇA PARA O DIA DAS MÃES




Licença Creative Commons
 Um presente bem legal e singelo(UM MIMO) - caderno encapado com tecido e decorado com o desenho de cada criança. E quem é que não gostaria de ganhar um mimo como esse?

Trabalhar datas comemorativas sempre nos remete a padronização e às vezes causa-nos desconfortos em associar a escola ao consumismo veiculado a essas datas. Em nossa escola, e acredito que em muitas outras, buscamos articular essas datas com os projetos que estamos desenvolvendo em sala. A criança está inserida em uma sociedade, e recebemos influencias a todo tempo, principalmente dos meios de comunicação. Mas o que fazer? Fechar os olhos enquanto educadores e simplesmente fazer de conta que algumas datas não existem e que tem o seu valor em nossa sociedade, na minha família, na sua e das crianças? Com certeza, a resposta para essa pergunta está no ato de escutar as crianças com um ouvido atento e desarmado, de forma democrática sem querer impor a sua ideia. E é nesse pensamento que o trabalho com as mães aconteceu em minha sala, partindo da constituição de nossas famílias representadas pelos gatos a conversa foi acontecendo e caminhando, principalmente para a figura materna, de quem recebemos carinho, que necessariamente não precisa ser a mãe biológica. Tocamos nesse aspecto pois uma criança é orfã de mãe e desde bebê foi criada pela tia com muito amor e carinho, situação semelhante a minha, que sempre que oportuno e necessário compartilho com o grupo.

As nossas descobertas sobre a vida uterina e os laços de amor que temos com nossas mães e a necessidade que as crianças têm de expressar esse sentimento, mais os comentários das crianças na roda da conversa sobre o Dia das Mães, culminou num trabalho integrado, contextualizado, vivido e com sentido para o grupo, o que tornou prazeroso e envolvente cada etapa. 
Na contra-capa do caderno cada um deixou registrado para sua mãe uma mensagem de amor, acompanhado da foto da criança com a sua família.                                          
Ficou lindo!
Parabéns à todas as mamães!


terça-feira, 7 de maio de 2013

BRINCANDO COM TECIDOS


Hoje mais uma vez foi um dia muito divertido. Ganhei alguns retalhos de tecidos e levei para as crianças. Elas criaram personagens e brincaram demais! Aproveitei para filmá-los, procurando fazer uso de mais esse recurso para registrar a prática pedagógica.
Apanhei um pouco até descobrir como fazer, mas o resultado foi bem legal e o melhor de tudo, é ver como as crianças se envolveram na brincadeira. Confira um pouco dessa atividade: