terça-feira, 14 de maio de 2013

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


  
Licença Creative Commons
  Tanto a observação quanto o registro devem estar a serviço da identificação dos elementos que interferem nas relações de ensino/aprendizagem. O educador precisa estar atento àqueles indícios que têm significado para o contexto do seu trabalho. Não é tarefa fácil, por isso é importante que se tenha a clareza de que supõe um exercício diário de olhar para além do que se vê, de desvelar o significado escondido, muitas vezes, numa expressão de espanto, no silêncio, no gesto, no choro, na fala, no sono, nos cuidados, no corpo. Também supõe um exercício contínuo de dedicação, feito por um professor pesquisador, reflexivo, comprometido com a educação.  
    Mas o que deve ser avaliado? Quando? Como avaliar? Que instrumentos e procedimentos se devem utilizar? Para que e para quem avaliar? São perguntas desafiadoras que impulsionarão o professor a uma reflexão, seguida de ações, umas que irão dar certo outras nem tanto, dependendo da realidade pertencente.  Tomando como base As Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil, no artigo décimo, fica claro que o sentido da avaliação no contexto da Educação Infantil é a investigação e não o julgamento, a qual deve, segundo o documento, ser socializada com as famílias. De acordo com o meu contexto de trabalho,  busco estar coerente com essas orientações, valorizando na criança o seu conhecimento, sua cultura, suas habilidades, as interações que estabelece e suas diferentes formas de expressar-se, evitando assim a padronização.

Compartilho agora com vocês um pouco da minha maneira de registrar:

"...A turma vem se mostrando interessada, participativa, questionadora e muito curiosa, e as coisas estão fluindo e rendendo muitas descobertas e conhecimento. Percebo que nas brincadeiras do faz-de-conta tudo que conversamos e aprendemos se concretiza nesses momentos, principalmente quando brincam de filhinho. As famílias continuam participando sempre que solicitadas..." ( 19 de março de 2013)



2 comentários:

  1. Silmara, parabéns pelo seu esforço em pesquisar e compartilhar sua caminhada...
    Bjos
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu, por sempre me incentivar e me encorajar!
    Bjs
    Silmara

    ResponderExcluir