quinta-feira, 23 de maio de 2013

REUNIÃO DE PAIS


    Nessa semana me dediquei a pensar e planejar a reunião de pais, que aqui na Prefeitura de Campinas chamamos de Reunião de Famílias e Educadores. Penso sempre em transformar esse momento em um encontro, onde cada um pode participar ativamente e compreender melhor a criança e seu desenvolvimento, a escola e sua proposta pedagógica e a família e suas vivências.
    Fazer desses encontros um momento de formação e de reflexão junto e com as famílias sempre foi o meu maior objetivo e desafio, perseguido e construído a cada encontro. Gosto de poder partilhar e compartilhar com as famílias um pouco da minha experiência de vida e estar aberta ao que eles também querem partilhar e compartilhar, fortalecendo cada vez mais nossa parceria.
  Acredito que algumas práticas necessitam ser combinadas, discutidas e praticadas diariamente e em momentos planejados com as crianças e seus familiares. Todos estando cientes, integrados, envolvidos e ouvidos, podem se sentir responsáveis e corresponsáveis, dando autenticidade, sentido e significado para tais práticas.
   Pretendo nesse encontro, que acontecerá amanhã dia 24 de maio de 2013, discutirmos a questão do sapato adequado. A escola orienta as famílias para que as crianças venham para a escola com sapato seguro e confortável. Mas como cada família compreende essa orientação? Será que o que é confortável e seguro para mim é para você? Venho percebendo vários sapatos que ao invés de dar segurança, estão favorecendo alguns acidentes,  será que as famílias estão percebendo isso? É a criança ou o adulto que escolhe o sapato? Quais são os critérios? Essa discussão se faz urgente e depois deixo registrado aqui o que iremos discutir e combinar.
 Esse é o planejamento e a organização desse encontro:
·         Café da manhã coletivo     
      Conversa com o diretor da escola para que ele possa compartilhar com as famílias as funções de seu cargo, já que isso é um desejo delas manifestado em entrevistas individuais
·         Sessão cineminha com as fotos tiradas até hoje na escola
·         Desenvolvimento dos Projetos da sala
·         Acompanhamento da vivência da criança na escola
·         Exposição de atividades das crianças (quadros feitos em papelão)
·         Estudos do Meio (passeios) que serão realizados durante o ano e o passeio do final de ano
·         Atividade especial com as famílias: pintura de quadros feitos de papelão para presentear as crianças
·         Avisos importantes
·         Conversa individual com as famílias, se necessário.
                                                     
                                                                                       ABRAÇOS 
                                                                                       SILMARA FARIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário