quinta-feira, 27 de março de 2014

JOGO DOS PAÍSES DA COPA 2014


Confeccionei com eles um cartaz com os nomes dos 32 países participantes da COPA 2104 e fiz fichinhas com os nomes desses países. Distribui para as crianças as fichinhas e elas tinham que encontrar o país correspondente. Foi interessante porque cada um achou um jeito de encontrar o país de sua fichinha: pela primeira letra do nome, pela última letra, observando a quantidade de letras, e eles próprios foram testando o que dava mais certo até conseguirem. Os países já trabalhados: BRASIL e  JAPÃO foram rapidamente identificados.
Algumas fotos desse momento tão rico de letramento, onde a função da escrita teve um significado relevante e pertinente, pois faz parte de um contexto que estamos vivenciando diariamente.



Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeto: COPA - O MUNDO NO BRASIL

DESCOBRINDO O JAPÃO

Através de uma pesquisa com as crianças e as famílias, ficou decidido que o primeiro país que iremos aprender um pouco mais será o JAPÃO. O objetivo do projeto é descobrir um pouco sobre alguns países que irão participar da COPA 2014, assunto desencadeado a partir de problemáticas levadas para a roda de conversa.

1º Passo: levantamento dos saberes que o grupo já possuem  e o que ainda querem aprender sobre o assunto :



2º Passo: atividades para aprimoramento dos conhecimentos prévios e na busca da aquisição  de novos saberes.
APRENDENDO A COMER COM PALITINHOS (RASHI)


 


BRINCANDO DE KARATÊ
                                                     


Com carinho
Prof.ª Silmara Farias




domingo, 23 de março de 2014

Matemática na Educação Infantil - Livro Brinquedo

PROJETO: BRINCANDO COM OS NÚMEROS
Objetivos: 
  1. envolver a identificação de algarismos;
  2. discutir sobre os múltiplos usos sociais dos números;
  3. explorar noções de quantidade.
       É sabido que a matemática nessa faixa etária é voltada para ampliar e aprofundar as oportunidades de aprendizagem das crianças, afim de que sejam capazes de reconhecer e valorizar os números em seu cotidiano.

         Pensando nisso e observando o interesse das crianças em saberem a sequencia numérica na hora de contar quem veio, quem faltou, quantos anos cada um tem..., é que esse projeto foi pensado e está sendo organizado.

        Hoje posto para vocês um Livro Brinquedo feito com tapas de sorvetes, onde a história vai acontecendo a partir da sequência numérica, fazendo uma relação entre os números e os acontecimentos ao longo da história. A história foi construída no coletivo. Esse Livro Brinquedo, após ser explorado em sala, está percorrendo as casas das crianças com o objetivo de socializar, aprimorar e fortalecer os saberes com as famílias.








Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sugestão de livro para o período de adaptação


QUE BOM ESTAR AQUI PARA COMPARTILHAR COM VOCÊS MAIS UM ANO DE TRABALHO.

PERÍODO DE ADAPTAÇÃO/ 2014

       Hoje iniciei mais uma ano letivo, com uma turma de criança de 3 a 5 anos. Recebi as crianças com muita alegria e com desejo de que cada dia desse ano seja significativo, prazeroso e de muitas descobertas e novos conhecimentos. Como é bom olhar para cada um e sentir que tanta coisa está por vir... Está por acontecer... Quantos momentos especiais serão proporcionados e vivenciados por todos... Enfim um dia cheio de expectativas!
        
       Utilizei um livro para iniciar a roda da conversa, uma roda em que cada um falava um pouco de si. O livro foi um bom recurso para esse momento. Vale a pena explorá-lo para momentos de apresentações e de conversas envolvendo identidade.


  O grupo não estava completo hoje, mas os que vieram puderam conhecer a escola, pois recebi muitos alunos novos. Visitamos cada canto da escola, aproveitando para escutar um pouco do que iam observando dos espaços e suas expectativas em relação à escola. Depois brincamos no parque e com os brinquedos da caixa de "cacarecos". As crianças conversaram e brincaram umas com as outras, demonstrando facilidade em estabelecerem novos vínculos de amizade.
   
    Estou muito feliz!!!
Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

C.N.H MIRIM

        Após termos trabalhado vários aspectos sobre os meios de transportes, não poderia ter terminado melhor o nosso PROJETO: POR TERRA, CÉU E MAR. Realizamos uma atividade em que todos iam passando pelas placas de trânsito com um patinete e tinham que ir falando o significado de cada uma. Foi um momento de troca de conhecimento, de socialização dos saberes e de muita alegria, onde todos torceram por todos. Algumas crianças não conseguiram no primeiro dia, mas todos foram respeitados e novas oportunidades foram dadas até que todas pudessem completar o circuito, demonstrando conhecimento sobre o assunto, pois estariam recebendo uma "certificação" de protetor da vida no transito.
Algumas fotos dessa atividade:



Placas utilizadas na atividade


Essa é C.N.H Mirim

Com carinho
Prof.ª Silmara Farias