quinta-feira, 6 de junho de 2013

OS JOGOS E OS BRINQUEDOS MUSICAIS

                 Licença Creative Commons       PRESENÇA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL      
 CONHECENDO UM POUCO SOBRE AS ORIENTAÇÕES DO REFERENCIAL CURRICULAR 
NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL


       A música na Educação Infantil está fortemente ligada com o brincar, presente nos jogos e brincadeiras, envolvendo gesto, movimento, canto, dança e faz-de-conta expressando uma característica intrínseca da infância.
 Os jogos e brinquedos musicais incluem:
Acalantos (cantigas de ninar): presente na primeira fase da vida da criança, o adulto entoa e embala a criança
•Brincos são as brincadeiras rítmicas: “serra, serra, serrador...”
•Parlendas são rimas sem música: “Rei, capitão, soldado, ladrão...”
•Trava-língua são parlendas de difícil pronuncia: “Nem a aranha arranha o jarro, nem o jarro arranha a aranha”
•Mnemônicas referem-se a conteúdos específicos: “um, dois, feijão com arroz...”
•Brincadeiras de roda geralmente integram poesia, música e dança: “Fui no Itororó”, “A canoa virou”entre outras.
•Jogos sonoro-musicais vivência da questão relacionada ao som, (ao silencio e a música) desenvolvendo a expressão corporal, a concentração, a disciplina e a atenção: estátua, dança das cadeiras.

        Sugestões de jogos que garantem os benefícios, as alegrias e as habilidades referentes à linguagem musical: jogos de escuta, de imitação, de adivinhação, de direcionamento, de memória, de improvisação.

                                                              Prof.ª Silmara Farias

2 comentários:

  1. Adoro seu blog ! Mas da onde voce tira essas ideias ? Não é possível que voce invente todas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA! AS IDEIAS VÃO SURGINDO CONFORME O DESENROLAR DOS PROJETOS. É POR ISSO QUE TRABALHAR COM A METODOLOGIA DE PROJETOS É TÃO DINÂMICO E CRIATIVO!

      Excluir