quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fases de um Projeto

FASES DO PLANEJAMENTO DE UM PROJETO:
Exemplificando através do PROJETO OS FELINOS, desenvolvido este ano com a minha turma com crianças de 3 a 6 anos.

1-Planejamento e início: atividades desenvolvidas com as crianças para coletar os saberes prévios das crianças sobre o assunto a ser pesquisado:


Levantamento de questões que irão direcionar a pesquisa


2- Desenvolvimento da pesquisa de campo:  inicia-se com a realização de diversas atividades para o aprofundamento do conhecimento prévio que o grupo já possuem sobre o assunto
 

Como a pesquisa de campo prevê visitas de estudos (aulas passeios), fomos no Bosque dos Jequitibás:
Prevê também entrevistas, experiências, vivências concretas, simulações etc. As múltiplas linguagens (desenho, pintura, escrita, construção com sucata, modelagem, música, dramatização e o brincar) são impulsionadores  para que as crianças possam criar a partir de seus conhecimentos e construir novos conhecimentos, aprendendo verdadeiramente. Alguns registros:
RESUMO DA SEMANA DE 15 A 19 E DE 22 A 25 DE ABRIL
   Nesses dias iniciamos um novo Projeto: OS FELINOS, para atender a curiosidade das crianças sobre os Gatos. A todo o momento elas ficavam imitando os gatinhos, engatinhando, miando e simulando algumas ações dos gatos, principalmente com a mãe e o pai gato. Como já expliquei para vocês o trabalho com projetos vem atender as necessidades, curiosidades e interesse do tema demonstrado pelas crianças. Algumas atividades foram realizadas sobre o projeto: confecção de gatos, gatinhos e rato com as sucatas que vocês nos enviaram; pintura no rosto; DVD do Tom e Jerry e do Barney em uma visita ao zoológico; fizemos cartazes com o que já sabíamos sobre os gatos e o que ainda precisamos descobrir; brincadeira dos gatos correndo atrás do rato; desenho de gatos no caderno muita conversa e brincadeira sobre os felinos. Já agendamos um passeio no Bosque dos Jequitibás para o dia 08 de maio, onde teremos a companhia de um biólogo que irá nos ensinar muitas coisas. Estamos trabalhando sobre composição da família de cada criança e para ilustrar usamos os gatos de sucatas, assim eles conseguiram visualizar que as famílias são diferentes, mas o que importa é o amor, a união e o respeito entre todos.



                  






CONTINUA...
Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário