quinta-feira, 18 de julho de 2013

SALAS AMBIENTES

 Após ter compartilhado com vocês um pouco do meu trabalho, aproveito agora que estou em recesso escolar para partilhar um pouco sobre a organização da escola em que eu trabalho:
 PARTE 1
A escola está organizada em salas 3 salas ambientes e diariamente passamos por 2 salas, seguindo um cronograma já organizado pela equipe. Cada turma é responsável pela organização dos espaços ao sair de cada um deles, exercitando o respeito e a boa convivência em grupo. Essa foi uma solução que encontramos para aperfeiçoar e otimizar melhor os espaços e assim podermos aproveitar ao máximo os recursos de cada sala para desenvolver os projetos e trabalhar as diferentes linguagens de modo dinâmico, flexível e organizado. Sabemos que os espaços devem ser estruturados de forma a favorecer as interações entre as crianças e destas com os adultos e os objetos, assim estaremos encorajando e possibilitando que as crianças façam suas escolhas considerando a interação-cooperação com os seus pares.
Sala de Arte: Nessa sala os materiais são utilizados coletivamente e são dispostos em prateleiras baixas ao alcance das crianças, possibilitando a livre escolha e o contato com diferentes e variados materiais, texturas e formatos.  Contamos com papéis diversos e de todas as cores, diferentes tipos de cola e de tintas, alguns jogos de regras, gibis,entre outros. Esses materiais são repostos conforme necessidade e solicitação dos professores. Outros materiais são disponibilizados sempre que necessários (sucatas, isopor, jornal, sementes, folhas, grãos, tecidos, botões, entre outros) adquiridos pela escola ou enviados pelas famílias. Há dias em que todos realizam a mesma atividade, respeitando a particularidade de cada um, outro dia cada mesinha tem uma atividade (jogos, massinha, letramento, pesquisa, recorte e colagem, pintura, etc.) e as crianças se agrupam pelo interesse nas atividades, por querer ficar com determinados amigos ou pela minha organização afim de que todos possam realizar determinadas atividades. 
Algumas fotos das atividades desenvolvidas nessa sala:






Com carinho
Prof.ª Silmara Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário